O container é considerado prático pois chega 100% pronto na obra. A versatilidade vem pela possibilidade de expandir a obra adicionando módulos, que podem chegar prontos ao local e serem acoplados com containers já existentes.

Outro ponto importante é que a obra que emprega o módulo metálico poupa o emprego de recursos finitos disponíveis na natureza, ou daqueles materiais que advenham desses. Isso se explica pelo fato de o container dispensar o uso de elementos como a água, a areia, a madeira, o ferro, o tijolo, a pedra etc. A utilização da estrutura pronta faz com que todas essas matérias-primas sejam desnecessárias. Em consequência, o consumo dessas é menor e a preservação do meio ambiente é, dessa maneira, potencializada.
A construção com container, ainda, permite manter até 90% do solo em que a obra é feita permeável. O que ocorre devido ao módulo metálico não exigir muitos pontos de apoio, de forma que é possível manter a geografia do solo. Isso, sem dúvidas, contribui para a manutenção de processos naturais como o ciclo da água, por exemplo.

Projetados para armazenar até 30 toneladas de peso cada um e empilhar até 7 unidades carregadas, os containers são incrivelmente resistentes. Essa resistência se verifica, ainda, na durabilidade do aço córten, que constitui a estrutura desses módulos metálicos. Isso porque esse material de possível utilização na produção do container é capaz de resistir por mais de 100 anos. Soma-se a isso o fato de esse módulo metálico ser à prova de fogo, de água e de intempéries.
Tais características colaboram na praticidade do containers, permitindo que esses possam ser aplicados para diferentes funções, inclusive aquelas que exigem força para sustentar objetos mais pesados. Elas permitem, ainda, que possam ser formadas construções com até 7 andares, o que pode ser feito no momento da execução ou em ocasiões futuras à obra original, caso o proprietário mude de ideia quanto à composição da construção
Como estruturas prontas e de fácil transporte, a mobilidade é um fator que coloca os containers em destaque.
Por todos esses aspectos apresentados, pode-se ver que o projeto de container é a solução ideal para que se tenha uma construção que seja, ao mesmo tempo, sustentável, bonita, de rápida execução, baixo custo, prática, com grande resistência e durabilidade e de fácil mobilidade.

Além disso, é uma estrutura que permite aplicabilidades diversas, bem como eventuais alterações futuras, de acordo com os interesses e necessidades do proprietário. Ele consiste, então, em uma alternativa de fácil acesso e excelente custo-benefício.